quinta-feira, 18 de junho de 2015

As Crônicas do Matador do Rei

ou

Como se contar uma boa história

Por Paulo Barros 


  As Crônicas do Matador do Rei é uma trilogia que teve seu primeiro livro publicado no Brasil em 2009 pela Editora Arqueiro e atualmente possui dois livros lançados e uma side story que se passa no mesmo mundo chamada The Slow Regard of Silent Things ( A Música do Silêncio ). Escrita pelo gênio Patrick Rothfuss, a serie se passa no universo chamado de Temerant e narra a verdadeira história do infame Kvothe, o Sem-Sangue, o Arcano, o Matador do Rei,  cujos feitos passaram a ser conhecidos por todas as pessoas, mascomo todas as histórias, com o passar do tempo e dos quilômetros esses feitos acabaram por serem distorcidos, por isso o foco em contar a verdade por trás das inúmeras mentiras ditas  sobre Kvothe.

  Os livros são narrados por um  Kvothe mais velho e amargo, frustrado com seu destino e com suas péssimas decisões, o que é um dos fatores positivos da serie, já que seu final foge ao usual por ser não ser um final feliz, o que tira toda a previsibilidade da estória e dá a serie um ar mais serio e maduro ao invés de simplesmente se parecer com um conto de fadas infantil. Além disso, outro fator que contribui para a perda desse ar de infantilidade é a própria personalidade do Kvothe, que ao longo da serie se mostra não só um verdadeiro herói disposto a se por em risco para salvar os outros  mas também como alguém sem pudor, disposto a assassinar, torturar, manipular, mentir e roubar, disposto a qualquer coisa para atingir seus objetivos, quebrando o arquétipo de personagem principal das histórias de fantasia e dando um ar mais sombrio ao livro.

  Outra característica marcante da serie é a sua profundidade, a cada estória contada, musica tocada, frase feita há algo mais a ser lido , algo subentendido, insinuações sobre o que já foi e o que será, o que leva o leitor a considerar com cuidado cada frase lida e desfrutar ainda mais de uma releitura. Então caso você apenas tenha lido a serie uma vez, sugiro que o faça novamente.

 E por ultimo mas não menos importante é o fato da serie quebrar todas as expectativas ao possuir um grande vilão mas não torna-lo o foco principal de sua trama, o que a torna diferente de todas as outras por não ter como objetivo um grande império a ser conquistado, um inimigo a ser morto e sim simplesmente narrar a historia de vida de Kvothe, com todas as decisões certas e as erradas, com todos os orgulhos e vergonhas mas sem nenhuma mentira, e com isso Pat Rothfuss mostra se um mestre da arte de contar histórias. Então se você ainda não leu nenhum livro da serie e é um adorador dos livro de ficção fantástica, sugiro que o faca imediatamente e lhe garanto que não vai se decepcionar.

  P.s.  Aos que já leram o livro, saibam que estão sendo feitas negociações para a produção de uma serie de tv baseada nos livros de Pat Rothfuss mas nada confirmado ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário