quinta-feira, 18 de junho de 2015

Mistborn : O império final

       Uma fantasia política 

Por Paulo Barros


  O livro O Império Final é o primeiro livro da trilogia Mistborn ( Nascido das Brumas) e foi publicado no Brasil pela Editora Leya em 2014. Escrito pelo americano Brandon Sanderson  o livro se passa em um universo onde o herói profetizado falhou em derrotar o mal, levando o mundo a ser dominado pelas cinzas e pelas brumas e governado pelo Senhor Soberano, um imperador imortal que é visto como um Deus pela população. É nesse mundo de opressão e escravidão que será narrada a historia de Kelsier, um nascido das brumas e infame ladrão que junto com uma gangue de ladrões resolve se rebelar contra o império e derrubar o Senhor Soberano.

  Ao contrario do que se espera de uma história que conta a derrubada de tronos, com enormes exércitos, guerras e batalhas épicas, Brandon Sanderson resolve usar a politica como o agente causador da queda do império, tonando assim a historia mais interessante e inteligente e não necessariamente menos épica, e mesmo que tal decisão o force a passar uma boa parte do livro descrevendo o sistema politico e a corte do Império Final, o livro não fica entediante pois o autor mescla essas explicações com diálogos, tornando assim a leitura muito mais rápida.  Apesar de tudo, mesmo a politica sendo de extrema importância para a história ela não é o único foco, como acontece em Game of Thrones, por isso a história se torna menos complexa.

 Uma das características do livro e, devo dizer, do próprio Brandon Sanderson é o fato da história se passar em uma única cidade chamada de Luthadel, o que é um tremendo desperdício, já que o autor se deu ao trabalho de criar um mundo abrangente, com lugares e culturas diferentes que muitas vezes são citados no texto, apenas para não explorar esse mundo, focando a narrativa em uma única cidade, exatamente como ele fez em Elantris. 

 Outra característica marcante do livro é o seu sistema de magia. Brando Sanderson nos surpreende mais uma vez ao criar a Alomância, uma misteriosa e proibida magia que permite ao seu usuário aumentar a suas habilidades ( visão, força ) ou ganhar novas habilidades a medida que ele ‘’queima’’ metais específicos que estão ‘’ armazenados ‘’ em seus corpos. Com isso Sanderson abandona a tradicional magia presente nos livros de ficção fantástica e inova, nos mostrando novamente a sua incrível imaginação.



 Com o Império Final Brandon Sanderson comprova que seu nome merece estar na lista de melhores autores da fantasia da atualidade, por isso caso você esteja procurando um bom livro para ler, sugiro que comece O Império Final imediatamente, e caso você já tenha lido o livro sugiro que comece qualquer outro livro escrito por Sanderson.

 P.S. Apesar de não parecer Mistoborn é realmente uma trilogia, por isso se você tiver lido o primeiro livro é só esperar a continuação ( The Well Of Ascension ) ser traduzida. Além disso já foi escrita uma nova trilogia que se passa no mesmo mundo de Mistborn mas 300 anos depois, em um mundo muito mais moderno e tecnológico , seu primeiro livro se chama The Alloy of Law. Para mais informações é apenas preciso acessar o site do Brandon Sanderson :  http://brandonsanderson.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário